11 fevereiro, 2016

A importância da leitura na vida do Professor Pierluigi, Ariano Suassuna, Sophie Kinsella e J. K. Rowling


Ilustação - Cornelia Funke



         Ler um livro, para alguns, é extremamente cansativo e chato. Já para outros, é como pura endorfina, trazendo felicidade e inspiração. Eu me enquadro no segundo grupo e desejo que ele se torne cada vez mais numeroso, afinal de contas, a cultura no Brasil de +livros e +bibliotecas não é muito difundida como nos outros países. 
         Somos poucos, é verdade, mas estamos crescendo, principalmente com a constante divulgação da importância da leitura para o sucesso pessoal e profissional, através de grandes nomes do meio literário, do presente ou do passado.

         O professor Pierluigi foi um deles e em uma de suas palestras no IASP - Instituto Adventista de São Paulo – em 2013, ele afirmou que é necessário encontrar o seu tipo de livro. Diz ele: Ninguém sobe a escada da inteligência, se não for um leitor. Ninguém é um leitor, se não for alguém que ler muito. Ninguém ler muito, se não for alguém que ler por prazer.
         Segundo ele, é importante descobrir o prazer de ler e isso acontece quando a pessoa ler de tal maneira, que acaba entrando no livro. É conhecido que grandes médicos, físicos e empreendedores são hoje o que são porque foram inspirados pelos livros que leram. Foram escritos milhões de livros no mundo, um foi feito para você!


         Outra personalidade fundamental foi Ariano Suassuna, que afirmou em uma entrevista a revista Nova Escola que não tinha o hábito da leitura e sim a paixão pela leitura. Ela sempre foi uma “fonte de encantamento” para ele.
         Quando criança, ele lia com prazer e alegria os livros da biblioteca, montada pelo pai, em casa. Quase sempre, Ariano demonstrava o seu desejo de espalhar a cultura popular brasileira e era notável a importância da leitura na busca por esse objetivo.


         Em uma matéria da BBC News, em 4 de outubro de 2014, a escritora Sophie Kinsella falou de 10 dicas muito interessantes para quem deseja se tornar um autor de best-seller.
         Na segunda dica especificamente, encontramos a seguinte frase: Ler é vital se você quiser ser um escritor, é essencial. Eu tenho sido uma devoradora de livros desde pequena. Eu era do tipo que preferia ler uma caixa de cereal várias e várias vezes do que ter uma conversa no café da manhã.
         Agora preste bastante atenção...ela não falou que ler é bom ou até importante para se tornar um autor de sucesso. Ela disse que ler é vital! Você acha que ela se tornou uma autora renomada devorando livros que não gostava? Ou que pareciam chatos, mas ela tinha que ler porque precisava? É claro que não!! Os livros que ela leu, pode não ser interessante para você e nem para mim, mas são para ela!
         O que eu explico aqui é: Ache os seus livros! Entre numa livraria, biblioteca, sebo, casa de vó e comece a ler qualquer um que achar. Se não gostar nas primeiras páginas, pare e comece outro no mesmo instante. Continue procurando...e acabará encontrando.
         Ela é autora de dois livros que eu li: Os Delírios de Consumo de Becky Bloom e também de Fiquei com o seu número.A entrevista está em inglês, mas acho que vale super a pena conferir, principalmente para quem pensa em escrever um livro, afinal, quanto mais dicas melhor, né?!



         Agora por último e não menos importante, falo sobre o livro J. K. Rowling: A Biography, por Connie Ann Kirk, onde fica clara a importância que a leitura teve para Rowling desde que ela era uma criança.
         Nos anos 60 e inícios dos 70, não tinha videogame ou computadores e a família dela não era de assistir muita televisão. Dessa forma, a imaginação de J. K. Rowling era livre para se desenvolver tomando a forma que quisesse. Ela afirma ainda que o livro The Little White Horse, lido quando criança, teve influência na escrita do primeiro livro da saga Harry Potter.
         Essa referência também é encontrada na biografia de Rowling, escrita por Sean Smith.
         O ponto chave dessas duas biografias é justamente o fato dela ter crescido rodeada por livros, pois seus pais amavam ler. Ela era uma ávida leitora e desde muito nova já sabia que queria ser escritora. “Eu vivia para livros”. Disse Rowling.

         E mais uma vez...ninguém vive por livros que não gosta. Está vendo a diferença agora?! Quando eu estava no colégio e a professora passava aqueles livros paradidáticos terríveis, eu lia correndo sem nem prestar atenção direito nas palavras, só para que acabasse mais rápido. Era obrigatória a leitura, pois iria cair na prova. Obrigatória a leitura de um livro chato??? Veja bem o que as crianças passam. O livro que me salvou da névoa de que ler era ruim, foi Fernando e Isaura - Ariano Suassuna. Ele foi ótimo para mim e com ele descobri o prazer de ler.


         Quero muito que encontre o seu tipo de livro e descubra que pode fazer grandes coisas na vida, porque foi inspirado pelos livros escolhidos a dedo para se tornarem parte de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário