29 abril, 2016

Resenha - Como eu era antes de você






Olá...eu sou a Louisa* e estou aqui para te levar até a minha cidadezinha e mostrar como eu era antes de conhecer Will Traynor. 

A minha personagem é alegre, espontânea e sem muitas ambições na vida, pelo menos não abertamente, é claro, mas conseguiu esconder esse fato de todos e até dela mesma por um bom tempo. 

Eu adorava trabalhar no café perto do castelo, mas acontecimentos recentes, mudaram o rumo da minha vida e eu fui trabalhar como cuidadora de Will Traynor na Granta House. Will é tetraplégico devido a um acidente de moto, que não foi culpa dele, mas ele dispensa comentários irônicos e rudes as pessoas a sua volta. Will amava a vida e a vivia intensamente, praticando esportes e viajando ao redor do mundo, por isso não me admira que tenha ficado um pouco amargo depois do acidente.

A nossa história está cruzada e com o passar das páginas você vai percebendo como somos capazes de mudar a visão de mundo do outro, sem interferir nas escolhas finais dele. Vai descobrir que não importa o que você faça, é impossível mudar alguém completamente. Dizem que nos adaptamos facilmente a novas condições de vida, mas deveriam dizer: Geralmente alguns se adaptam a uma vida diferente da que costumava viver.

Com o passar dos capítulos, você vai ter a chance de ler a história através das palavras da mãe e do pai de Will e de Nathan - enfermeiro/amigo de Will. Dessa forma, vai perceber como é fácil julgar os outros sem conhecer os dois lados da história até conhecê-la de fato. O ponto importante é...Se você estivesse no lugar da mãe de Will, tomaria a mesma decisão?? 

Posso dizer sem sombra de dúvida que eu não sei, até porque Will mudou completamente a minha vida. 

Ao longo dessas páginas, você vai rir, vai se encantar e até ficar inspirado, mas definitivamente vai sentir um nó na garganta e se surpreender ao notar como a vida vai tecendo e bordando os seus próprios caminhos independente do que faça.

É um livro sem clichês sobre o amor e sobre as decisões de continuar vivendo ou acabar com a própria vida. Definitivamente é um livro onde as palavras vão ficar na sua cabeça por dias e te farão refletir naquele ditado que sempre falam...o importante não é o destino e sim, o caminho. 

*Hoje eu interpretei a personagem principal e contei um pouco de como seria a história do seu ponto de vista.


Livro: Como eu era antes de você. Autora: Jojo Moyes. Editora: Intrínseca. 2013. 



17 abril, 2016

Estamos sempre mudando...



Ilustração: J. R. R. Tolkien



"o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou." Esse trecho é do livro Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa e retrata tudo o que eu quero escrever hoje.  

Sempre escutei, desde pequena, que não somos os mesmos depois de lermos um livro e quanto mais eu leio, mais acredito nisso. Podemos encontrar lições valiosas nas páginas de um livro e essas lições vão nos moldando ao longo do tempo e com ele percebemos que o final de uma história é apenas o começo de outra, mas sempre ficamos arrasados no fim porque nos apegamos ao que já passou como se fosse a última boia no meio do oceano e esperamos no fundo que tudo permaneça igual.  No entanto, nada é permanente.

Ninguém entra no mesmo rio uma segunda vez, pois quando isso acontece, já não se é o mesmo. Assim como as águas, que já serão outras. Afirma Heráclito de Éfeso. 

O tempo passa e tudo muda...os amores, as pessoas, nossa ânsia por respostas rápidas, mas o tempo tem seu próprio tempo e nos ensina uma lição quando quer. No entanto, é muito reconfortante saber que tudo vai passar...saber que tudo tem sua hora, devemos apenas aprender a olhar com mais serenidade a loucura que é a vida.

Podemos encontrar a mesma pessoa milhares de vezes, mas cada encontro é único e ele não volta nunca mais... por isso é tão importante aproveitar o presente.

Então é isso, a cada dia em que eu ler um livro e escrever um post, eu serei outra....e você também.



16 abril, 2016

Cornetto - Cupidity


Vídeo postado no Youtube por Legendadus



Este é um curta da marca de sorvete Cornetto, mostrando apenas uma, das milhares histórias de amor que existem no mundo. O que buscamos nos livros são histórias...aquelas que nos fascinam e nos deixam pensando por horas, mas por que não buscar algumas delas em outros lugares? 
Não importa quanto tempo passe, os melhores momentos que causam as melhores sensações devem ser lembrados, para não perdermos a inspiração e a confiança de que tudo pode melhorar. 
Isso não é diferente de uma história de amor...as grandes aventuras da vida são realizadas quando o encontramos. O amor ao outro, o amor próprio ou até mesmo o amor por um livro ou lugar. 

Eu achei emocionante esse curta e resolvi compartilhar com você!! Talvez você já esteja com o amor da sua vida, talvez não...mas esse vídeo retrata não só o encontro, mas toda a mecânica envolvida, que na verdade não tem nada de artificial. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença, são todas as etapas que criamos para chamar a atenção de quem gostamos, é todo o esforço investido por saber que aquele pode ser o nosso e só nosso amor. 

Como o próprio cupido (narrador da história) diz: "Há milhares de histórias de amor esperando para serem vividas" Então que tal ir buscar algumas?? Seja nos livros, nos filmes ou até mesmo viva a sua própria história. Diferenças e dificuldades vão existir, mas vale a pena pular algumas pedras para sentir o verdadeiro amor.

O vídeo original sem legenda pode ser encontrado no canal do CornettoGlobal no Youtube.



Escrevendo suas próprias histórias

Ilustração: Cornelia Funke




Você já pensou em escrever a sua própria história ou até mesmo o seu próprio livro? Nem precisa ser de cara um livro de 300 páginas, mas só alguma coisa que queira contar para outras pessoas ou apenas para si mesmo...
Existe um aplicativo onde é possível várias pessoas podem escrever uma história juntas, como por exemplo...cada uma escreve um capítulo, não é interessante? 

Assim que você entra no site, encontra uma caixa de texto, onde é você pode treinar continuando uma história qualquer. Depois disso é só pesquisar o tema que mais gostou e mãos à obra!! Esse passo é muito importante, pois é a sua escolha de começar a escrever ou dar continuidade a uma já em progresso.

Você consegue imaginar como seria o final, quando vários escritores deixam suas palavras, suas interpretações e sua própria imaginação?? Que emocionante seria não saber o que irá acontecer com algo que você mesmo começou....pode ser uma surpresa muito agradável ou no mínimo, cômica.  A BBC News e The Guardian recomendam esse site/aplicativo e acham uma forma de escrever muito divertida e interessante. Porém...é, tem um porém. Infelizmente, o site...é todo em inglês. 

Tudo bem....quem não sabe inglês não vai conseguir escrever um capítulo inteiro, mas por que não tentar ler primeiro e ver como tudo está se desenrolando? Aprender um novo idioma é ótimo e quem está nesse processo pode apenas entrar e ler!!! Acho que vale a pena tentar, afinal são vários pensamentos diferentes dando continuidade a imaginação de várias pessoas ao mesmo tempo.

O nome do site/aplicativo é Story Wars 

Eu ainda não comecei a minha. Estou lendo algumas primeiro, para depois que tiver alguma ideia, começar... e eu mal posso esperar por isso!

Resenha - Artemis Fowl - O Menino Prodígio do Crime

Hoje eu vou falar sobre...



Foto - Lu Flor - (Toke e Crie - Menino Bruxo)



O Povo!! Não o nosso, mas aquele cheio de fadas, centauros e anões. O livro conta a história de Artemis Fowl, um gênio do crime, que decide roubar o ouro das fadas. São duas raças, humanos e O Povo, separadas há muito tempo pela ganância dos humanos, criaturas estas que não são dignas de confiança. Artemis é um adolescente e conforme você for lendo o livro, irá notar que só há uma pessoa com a qual ele realmente se importa. É...só uma mesmo!!

Ele tem um guarda-costas...afinal a família dele é conhecida como perigosa e possui muito dinheiro. De onde vem todo esse dinheiro?? Ahhh...você já deve ter uma ideia, não é mesmo?! Filho de peixe, peixinho é!

Lições valiosas podem ser achadas se procuradas com atenção. Este é só o primeiro passo de uma grande aventura que está por vir...afinal são dois povos juntos, duas histórias completamente diferentes. É um livro direto e rápido...ele vai direto ao ponto sem muita enrolação, mas a história é muito bem escrita. Ao longo da leitura, você se pergunta como ele foi capaz de pensar em tantos detalhes montando um roubo desse calibre.

Eu acho que esse é um livro para aqueles dias de preguiça...tipo sábado à tarde, sabe?! Para ler despreocupado, de boa na lagoa e sem esperar muita coisa. É bastante interessante sim! Se você der uma chance..


Que tal ler alguns trechos...você pode se interessar mais pela história:



 "Confiança é ignorância (...) Se você está se sentindo confiante, é porque há alguma coisa que não sabe."



Isso eu posso aceitar como verdade,  afinal não sabemos todos os riscos existentes quando decidimos tomar uma atitude. Nos sentimos confiante, quando temos conhecimento profundo sobre algo e ela nos dá a tranquilidade necessária para seguir com plano que temos em mente. Que seja ignorância então, mas não fiquemos confiantes demais a ponto de negligenciar os riscos.



 "O que aconteceu aqui, em nome da sanidade?"



"em nome da sanidade", de fato!!! Porque existem certos acontecimentos que precisam ser explicados ou ficaríamos loucos. A dúvida é uma coisa terrível. É melhor saber logo tudo de uma vez para sentir aquele alívio ou sofrer tudo o que tem que sofrer e só assim conseguir seguir em frente, colocando um ponto final.



 "Eu não estou preocupado com todos nós, só comigo mesmo."



Infelizmente há pessoas assim no mundo e acredito que sempre haverá...



 "E se a história tinha lhe ensinado alguma lição, era que os humanos não se davam com ninguém, nem consigo mesmos."



Esse é o grande problema....achar que tem o rei na barriga e que é melhor que todo mundo. Se algo misterioso acontece, o medo aparece e atacamos...se alguma pessoa tenta nos convencer de seus ideais, nos fechamos e uma verdadeira luta intelectual se forma onde nenhum lado irá vencer e onde ambos os lados estão errados. Ninguém tem que convencer o outro de nada...por isso os humanos não se dão bem com nenhum outro povo ou nem entre eles mesmos...talvez se expormos nossas ideias e sempre mantivermos a mente aberta para escutar diferentes pensamentos, as coisas seriam melhores. Talvez...Eu só sei que não pensamos da mesma forma e não interpretamos da mesma forma....




 "A paixão é inimiga da eficiência."



Tenho certeza disso. A paixão também no sentido de grande emoção. Quando agimos sem pensar, estamos agindo com a emoção. Numa briga, por exemplo, falamos coisas irreparáveis no calor do momento...coisas que nos arrependemos horas depois. Se queremos fazer algo eficiente, é preciso parar um pouco e pensar, ganhar conhecimento, ler, se informar e não agir com paixão.



 "apesar de haver muitos dentes no riso, não havia coração."



Às vezes, é só o que nos resta...Dar um sorriso meio amarelo, tentando transparecer uma alegria que não existe ou até um amigo, conhecido, familiar que nos mostra esse tipo de sorriso e no fundo sabemos que há algo errado...é só um sorriso sem coração, sem alma, sem felicidade, são só...dentes.



Esse livro é contagiante, pois conseguimos pensar nos dois lados da moeda. Há muita similaridade do Povo com o nosso próprio povo e como eles contornam as dificuldades e superam as diferenças. Vale a pena gastar o tempo lendo, sempre!



Livro: Artemis Fowl - O menino prodígio do crime. Autor: Eoin Colfer Editora: Record. 2002



15 abril, 2016

Resenha - O Hobbit

Hoje eu fui...



Toca de Bilbo - Matamata-NZ (2015)



à toca de um Hobbit que adora aventuras! A casa estava muito bem arrumada e a comida foi uma surpresa, pois ele tinha tudo o que eu queria e mais um pouco. Ele foi muito educado e ainda me ensinou a fazer anéis de fumaça!!

Neste livro, pude ver o mundo criado por J. R. R. Tolkien. Nas suas páginas, podemos sentir toda a magia que ele depositou, palavra após palavra...nos levando a acreditar e a torcer por Bilbo na sua inesperada aventura.

Você também irá descobrir o dom da lealdade dos anões com os seus. É um sentimento tão nobre e Balin, ainda nos faz senti-lo mais profundamente. Quando menos esperar, estará torcendo para que eles consigam recuperar o que tanto desejam.

E os elfos? Ah...os elfos. Magníficos, mas muito desconfiados. E siga meu conselho, o que você faria se estivesse no lugar deles??

Aqui vão alguns trechos que achei interessante...



 "Tinha acabado de tomar o desjejum, mas achou que um pedaço de bolo ou dois, e um gole de alguma coisa, lhe fariam bem depois do susto."

 O Hobbit - Pág 6


Sou um Hobbit!! Pelo menos tenho um lado assim...me identifiquei tanto, principalmente na parte do 1 pedaço de bolo ou DOIS :)
Depois do aperto/susto/chateação nada melhor do que comer alguma coisa. De preferência aquilo que mais gostamos.



"e o que vocês fariam, se um anão aparecesse sem ser convidado em sua casa, e pendurasse suas coisas no seu corredor sem uma palavra de explicação?"

O Hobbit - Pág7


Um anão na minha casa??? Convidaria pro chá, principalmente se fosse Balin, que com sua sabedoria poderia contar inúmeras histórias das aventuras vividas pelo seu povo.




 "Nada como procurar quando se quer achar alguma coisa (...) Quando se procura geralmente se encontra alguma coisa, sem dúvida, mas nem sempre o que estávamos procurando."

O Hobbit - Pág 58


Acho que esse trecho pode ser aplicado a qualquer situação. Eu tenho a sensação de que ele segue a linha de interpretação de "Cuidado com o que deseja", afinal podemos sim conseguir o que desejamos, mas também o que não queremos.



"Todo dragão tem seu ponto fraco."

O Hobbit - Pág 215


Literalmente ou metaforicamente!! Podemos encontrá-los no trabalho, no colégio, na universidade, dentro de casa ou até mesmo dentro da nossa mente...aí ele é aquela dor de cabeça chata, a preocupação sem fim. E o remédio? Uma boa dose de gargalhada. Vai gritar enquanto desce na montanha russa pra ver....vai sair de alma limpa e a garganta também :)



 "Mas os números da sorte nem sempre são os sorteados"

O Hobbit - Pág 217


Você já notou que, às vezes, mesmo quando tudo parece estar a favor e não tem como dar errado, no final...dá muito errado?! Fazemos tudo certo, preparamos tudo no mínimo detalhe, mas de alguma maneira, não era para acontecer...



 "Sua própria sabedoria deve decidir seu destino"

O Hobbit - Pág 251



Nós fazemos o nosso próprio destino com as nossas escolhas. Quanto mais lemos, mais sabedoria adquirimos e com mais sabedoria, podemos fazer melhores escolhas...Bilbo jamais imaginou que viveria aquele tipo de aventura, mas resolveu ouvir uma voz Tûk baixinha dentro de si e surpreendeu a todos com o seu talento. Todos, menos Gandalf é claro. Aliás, quem é que consegue??




Livro: O Hobbit. Autor: J. R. R. Tolkien. Editora: WMF Matins Fontes. 2012.





12 abril, 2016

Resenha - A Casa das Orquídeas

Hoje eu vou falar sobre...


(Imaginação: Wharton Park - Inglaterra/ Realidade: Rotorua - NZ)



Wharthon Park, na Inglaterra e já posso adiantar que ela selou o meu destino, por decisões que foram tomadas no passado. No momento, estou numa fase muito dolorosa da vida devido a uma tragédia recente. A minha família, muito mais a minha irmã, Alice, tenta levantar o meu ânimo de qualquer maneira, mas quando você souber o que aconteceu, vai concordar comigo que não é tão simples assim seguir em frente.

Com o tempo, percebo que para entender o que eu sou hoje, tenho que procurar o que aconteceu lá atrás, naquela casa no passado e começo a descobrir os segredos mais obscuros que moldaram toda a minha história. Para isso tenho a ajuda de Kit, um rapaz cuja linha se encontra com a minha inesperadamente e o ponto de encontro é Wharton Park.

Não é possível criar planos e esperar que todos saiam do jeito que imaginamos, nesse livro, quando você ler mais sobre mim, vai entender que para termos um perfeito entendimento do presente, é essencial saber sobre as decisões tomadas no passado. Por este motivo, o livro vai te mostrando o que já passou e o que está passando e o motivo pelo qual uma única casa foi responsável por tantas vidas.

Esse são algumas passagens que valem a pena mencionar...



 "Era melhor contar uma verdade para ferir ou uma mentira para proteger?

A Casa das Orquídeas. Pág, 10


Sinceramente, quantas vezes dizemos que é melhor mentir para não magoar, quando sabemos que a mágoa é mil vezes pior quando a verdade aparece?




 "Dizem que sonhos são importantes e nos contam algo que estamos escondendo de nós mesmos."

A Casadas Orquídeas. Pág, 15

Será?



"Eu estou...Aceitando que sou apenas uma peça da engrenagem e não controlo o universo. O que tiver de ser será."

A Casa das Orquídeas. Pág, 143

Fazemos tantos planos, mas às vezes é inútil, pois a vida aparece com uma surpresa e leva a gente pro chão ou às vezes, para as nuvens. 



 "(...) mas se lembre de que o amor não pode ser fabricado. Se não existe, não há como mudar essa ausência."

A Casa das Orquídeas. Pág, 170


Por que insistir em algo que não existe? Há perdas irreparáveis quando decidimos ficar com alguém que não amamos realmente com medo do verdadeiro nunca aparecer. E quando ele aparece...o que você faz? Joga tudo para o alto? Não é tão simples assim... O livro vai e volta do passado para nos mostrar como ele influencia no que a gente ganha ou perde no presente.



 "É muito melhor o silêncio de uma pessoa de cuja companhia nós gostamos do que o blá-blá-blá constante de alguém que nos irrita."

A Casa das Orquídeas. Pág, 244


Você já parou para pensar que isso é uma verdade absoluta? E digo mais, já percebeu como achamos uma graça as bobagens feitas ou ditas por quem amamos, mas que na verdade é ridículo/brega quando feito por outra pessoa qualquer?



 "(...) quando perdi minha fé na humanidade, coloquei minha fé na natureza."

A Casa das Orquídeas. Pág, 354



Se eu fosse você,,,daria uma chance a esse livro...daria uma chance de saber a minha história. Acredite, ela é tão cheia de vida e reviravoltas. Talvez você se pegue prendendo a respiração e dizendo para si mesmo: Eu não acredito!! Não pode ser...mas como??? 

Percebi e aceitei as duras lições que ele me ensinou ao longo das suas páginas. Não temos controle de nada, mas no fundo, nossas escolhas podem mudar o rumo de tudo. Independente disso, você jamais saberá o final da sua história, até chegar de fato no final dela.

Quem sou eu na história? O que você teria feito no meu lugar?



Livro: A Casa das Orquídeas. Autora: Lucinda Riley. Editora: Novo Conceito - 2012