17 abril, 2016

Estamos sempre mudando...



Ilustração: J. R. R. Tolkien



"o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou." Esse trecho é do livro Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa e retrata tudo o que eu quero escrever hoje.  

Sempre escutei, desde pequena, que não somos os mesmos depois de lermos um livro e quanto mais eu leio, mais acredito nisso. Podemos encontrar lições valiosas nas páginas de um livro e essas lições vão nos moldando ao longo do tempo e com ele percebemos que o final de uma história é apenas o começo de outra, mas sempre ficamos arrasados no fim porque nos apegamos ao que já passou como se fosse a última boia no meio do oceano e esperamos no fundo que tudo permaneça igual.  No entanto, nada é permanente.

Ninguém entra no mesmo rio uma segunda vez, pois quando isso acontece, já não se é o mesmo. Assim como as águas, que já serão outras. Afirma Heráclito de Éfeso. 

O tempo passa e tudo muda...os amores, as pessoas, nossa ânsia por respostas rápidas, mas o tempo tem seu próprio tempo e nos ensina uma lição quando quer. No entanto, é muito reconfortante saber que tudo vai passar...saber que tudo tem sua hora, devemos apenas aprender a olhar com mais serenidade a loucura que é a vida.

Podemos encontrar a mesma pessoa milhares de vezes, mas cada encontro é único e ele não volta nunca mais... por isso é tão importante aproveitar o presente.

Então é isso, a cada dia em que eu ler um livro e escrever um post, eu serei outra....e você também.



Nenhum comentário:

Postar um comentário