16 abril, 2016

Resenha - Artemis Fowl - O Menino Prodígio do Crime

Hoje eu vou falar sobre...



Foto - Lu Flor - (Toke e Crie - Menino Bruxo)



O Povo!! Não o nosso, mas aquele cheio de fadas, centauros e anões. O livro conta a história de Artemis Fowl, um gênio do crime, que decide roubar o ouro das fadas. São duas raças, humanos e O Povo, separadas há muito tempo pela ganância dos humanos, criaturas estas que não são dignas de confiança. Artemis é um adolescente e conforme você for lendo o livro, irá notar que só há uma pessoa com a qual ele realmente se importa. É...só uma mesmo!!

Ele tem um guarda-costas...afinal a família dele é conhecida como perigosa e possui muito dinheiro. De onde vem todo esse dinheiro?? Ahhh...você já deve ter uma ideia, não é mesmo?! Filho de peixe, peixinho é!

Lições valiosas podem ser achadas se procuradas com atenção. Este é só o primeiro passo de uma grande aventura que está por vir...afinal são dois povos juntos, duas histórias completamente diferentes. É um livro direto e rápido...ele vai direto ao ponto sem muita enrolação, mas a história é muito bem escrita. Ao longo da leitura, você se pergunta como ele foi capaz de pensar em tantos detalhes montando um roubo desse calibre.

Eu acho que esse é um livro para aqueles dias de preguiça...tipo sábado à tarde, sabe?! Para ler despreocupado, de boa na lagoa e sem esperar muita coisa. É bastante interessante sim! Se você der uma chance..


Que tal ler alguns trechos...você pode se interessar mais pela história:



 "Confiança é ignorância (...) Se você está se sentindo confiante, é porque há alguma coisa que não sabe."



Isso eu posso aceitar como verdade,  afinal não sabemos todos os riscos existentes quando decidimos tomar uma atitude. Nos sentimos confiante, quando temos conhecimento profundo sobre algo e ela nos dá a tranquilidade necessária para seguir com plano que temos em mente. Que seja ignorância então, mas não fiquemos confiantes demais a ponto de negligenciar os riscos.



 "O que aconteceu aqui, em nome da sanidade?"



"em nome da sanidade", de fato!!! Porque existem certos acontecimentos que precisam ser explicados ou ficaríamos loucos. A dúvida é uma coisa terrível. É melhor saber logo tudo de uma vez para sentir aquele alívio ou sofrer tudo o que tem que sofrer e só assim conseguir seguir em frente, colocando um ponto final.



 "Eu não estou preocupado com todos nós, só comigo mesmo."



Infelizmente há pessoas assim no mundo e acredito que sempre haverá...



 "E se a história tinha lhe ensinado alguma lição, era que os humanos não se davam com ninguém, nem consigo mesmos."



Esse é o grande problema....achar que tem o rei na barriga e que é melhor que todo mundo. Se algo misterioso acontece, o medo aparece e atacamos...se alguma pessoa tenta nos convencer de seus ideais, nos fechamos e uma verdadeira luta intelectual se forma onde nenhum lado irá vencer e onde ambos os lados estão errados. Ninguém tem que convencer o outro de nada...por isso os humanos não se dão bem com nenhum outro povo ou nem entre eles mesmos...talvez se expormos nossas ideias e sempre mantivermos a mente aberta para escutar diferentes pensamentos, as coisas seriam melhores. Talvez...Eu só sei que não pensamos da mesma forma e não interpretamos da mesma forma....




 "A paixão é inimiga da eficiência."



Tenho certeza disso. A paixão também no sentido de grande emoção. Quando agimos sem pensar, estamos agindo com a emoção. Numa briga, por exemplo, falamos coisas irreparáveis no calor do momento...coisas que nos arrependemos horas depois. Se queremos fazer algo eficiente, é preciso parar um pouco e pensar, ganhar conhecimento, ler, se informar e não agir com paixão.



 "apesar de haver muitos dentes no riso, não havia coração."



Às vezes, é só o que nos resta...Dar um sorriso meio amarelo, tentando transparecer uma alegria que não existe ou até um amigo, conhecido, familiar que nos mostra esse tipo de sorriso e no fundo sabemos que há algo errado...é só um sorriso sem coração, sem alma, sem felicidade, são só...dentes.



Esse livro é contagiante, pois conseguimos pensar nos dois lados da moeda. Há muita similaridade do Povo com o nosso próprio povo e como eles contornam as dificuldades e superam as diferenças. Vale a pena gastar o tempo lendo, sempre!



Livro: Artemis Fowl - O menino prodígio do crime. Autor: Eoin Colfer Editora: Record. 2002



Nenhum comentário:

Postar um comentário