19 fevereiro, 2016

Resenha – Coração de Tinta


Hoje eu fui…

Imaginação: Região dos lagos italianos/Realidade: Rotorua-NZ


à região dos lagos italianos. Eu estava longe do meu próprio mundo e sentia uma saudade imensa da minha família, mas voltar pra lá, não dependia de mim. Aquele com a língua encantada, capaz de trazer involuntariamente para o mundo real as personagens dos livros, não queria me ajudar…afinal, foi esse mesmo encantamento que levou sua mulher para o mundo do livro Coração de Tinta. Só o fogo me confortava nas horas mais solitárias. Eu poderia ser considerado um covarde por muitos, mas eu nunca desisti de voltar para casa.

A história desse livro é realmente boa para muita gente, mas até agora não tenho certeza se ela é boa para mim. Ela é um pouco cansativa se você tiver assistido o filme, mas vale a pena dedicar um tempo para lê-la e entender a magia de língua encantada.

Peço que não pense mal de mim antes de ler sobre o livro...meu mundo...minha vida. 

Meggie, a filha de língua encantada, não entende e não faz a menor ideia da aventura que está prestes a viver e do que irá descobrir através das histórias dos livros que seu pai  irá ler.

Será que devo usar isso a meu favor? Depois que terminar a história..você descobriu quem sou eu no livro? Que conselho você me daria? 


 
Livro: Coração de Tinta. Cornelia Funke. Editora Cia. das Letras, 2012.



18 fevereiro, 2016

Resenha – Feita de Fumaça & Osso


Hoje eu vou falar sobre...



P1020597


Praga. Desde o começo da história eu sabia que havia algo diferente comigo. Desejos, mundos desconhecidos, histórias, segredos e nunca a verdade era revelada. A verdade que eu buscava tão desesperadamente...


Ao longo do tempo fui descobrindo mais perguntas do que respostas e recebi alguns conselhos, avisos e lembretes dos quais iria me lembrar mais tarde...quando realmente precisasse.

Meu cabelo é azul, todos acham que eu sou uma desenhista de mão cheia e convivo em segredo com quimeras - que facilmente você tomaria por monstros, mas não os chame desse jeito até conhecer de perto a nossa longa história.

Também não vá acreditar em tudo os que os anjos dizem. Akiva é um deles....e tenho uma sensação estranha sobre ele. Não sei se é boa ou não, mas agora não tenho tempo para descobrir...

Acho que alguns de vocês achariam minha vida deprimente, outros achariam que eu tenho muita sorte, mas você terá que ler o livro para realmente decidir e ter a sua opinião sobre a história. 

Aqui estão alguns trechos…talvez você se interesse e queira saber mais:


 Não conheço muitas regras para serem seguidas na vida (...). 
Mas essa é uma delas.

É simples. Não coloque nada desnecessário dentro de você. 


Feita de Fumaça e Osso. Mercador de desejos. Página 28


O nosso corpo é o que somos agora, então é bom cuidar dele, não é mesmo? 



 Ela foi inocente um dia (...). Mas a inocência acabou, e 
ela não sabia o que fazer. 

Esta era sua vida: magia e vergonha e segredos e dentes e um vazio profundo e 
perturbador, onde alguma coisa certamente estava faltando. 

Feita de Fumaça e Osso. Karou. Página 48   


Pois é…chega uma hora na vida que ela abandona a gente mesmo. O antes era uma época onde não nos importávamos com nada, onde tudo era mais fácil e divertido. Depois o mundo e a vida ficaram sérias demais e com problemas e guerras demais.




 Sei que não é fácil para você viver essa vida, mas tente se lembrar, 

sempre tente se lembrar, de que você não é a única com problemas. 

Feita de Fumaça e Osso. Issa. Página 74-75   


Eu não consigo decidir se isso é uma coisa boa ou deprimente…



 Existe algum destino mais cruel do que conseguir o que você 

mais deseja quando já é tarde demais? 

Feita de Fumaça e Osso. Akiva. Página 233   


Acho que não…não existe e o pior é que eu achava que tarde demais não existia, mas depois de alguns acontecimentos, vi que realmente existe e é uma droga quando a gente descobre.

Então, já sabe quem sou eu? A história desse livro é bastante curiosa e tem o poder de te prender no tempo, pois quando você começa a ler, é difícil conseguir parar…quando se dá conta, horas se passaram. É nesse momento que você tem a certeza de que estava em Praga vivenciando comigo toda a confusão em que me meti, o meu desespero e a chegada dos anjos.

Espero que goste e me conte o que achou do que o mercador de desejos fez comigo. A tal decisão que mudou completamente o meu destino.
 
Pode ir ler…acho que vou descansar um pouco agora. Ahh..Lembrando que esse é só o primeiro livro de uma trilogia inspiradora.
 
Até mais!! 
 

Livro: Feita de Fumaça e Osso. Laini Taylor. Editora Intrínseca, 2012.



15 fevereiro, 2016

Resenha - Estudos Sobre Veneno


Hoje eu vou falar sobre...




Ixia!! É um dos lugares que mais reserva diferentes opiniões daqueles que a visitam. Dependendo de quem você seja ou como age diante de certas situações, ela pode ser um paraíso ou um verdadeiro pesadelo. No momento estou no castelo do comandante Ambrose. Aquele que manda, desmanda e cria todas as regras nos seus 9 distritos militares, mas é admirado por muitos devido ao seu código de conduta. Valek é o seu braço direito e também um assassino frio e calculista que honra sua lealdade ao comandante mais do que tudo na vida. E quanto a mim...

Posso dizer que a minha posição aqui é delicada e o mais aterrorizante de tudo, incerta...Por tudo o que já passei e pelo que estou passando agora, a minha força de vontade de viver está sendo uma surpresa e tanto. Não vou dizer quem sou assim tão fácil...leia o livro...entre na história e defina o que Ixia é para você.

Aqui estão algumas lições que estou aprendendo no decorrer do tempo..



Há diferentes tipos de doçura, e o único modo de 
                                conhecer todos é prová-los você mesma.
(Estudos Sobre Veneno/Valek. Página 67)


Exatamente…mas é difícil pensar no óbvio quando você está desesperada por uma saída, por uma chance de liberdade.



 Conhecimento era poder, sendo assim, eu planejava aguardar,
escutando e aprendendo tudo que pudesse.

(Estudos Sobre Veneno/Yelena. Página 86)


 Note bem…minha situação já era ruim, então eu tinha que aproveitar qualquer chance para aprender, não é mesmo?! Ainda mais quando conversas importantes estão sendo discutidas ao meu lado e tudo o que eu tenho que fazer é ficar em silêncio, sem chamar muito a atenção.




 O problema com rumores (…) é a dificuldade 

de separar a verdade das mentiras. 

(Estudos Sobre Veneno/Gêmeos do poder. Página 213)


O que uma pessoa ganha espalhando rumores? Pense bem antes de qualquer coisa, afinal esse rumor me ajudou no final das contas ou não?



 Todo mundo faz escolhas na vida. Algumas ruins, algumas boas. 

É o que se chama de viver, e se quiser dar o fora, pode ir. 
Mas não faça as coisas pela metade. 
Não se coloque em um limbo de lamúrias.

(Estudos Sobre Veneno/Valek. Página 272)



Com essa de Valek, é melhor arrumar alguma coisa para fazer. Essa repreensão já valeu pelo ano inteiro.

Então, já sabe quem eu sou? Essa é uma história onde nada é o que parece...acredite, nada mesmo! Todos são cheios de segredos e alguns sentimentos vão sendo cultivados de uma forma muito natural, tanto que eu nem vi acontecendo e demorei muito para aceitar. 

Esse é o tipo de livro no qual você não consegue largar depois de ler a primeira página, porque acredite quando eu digo...a história toda é surpreendente e quando você descobrir o grande segredo, não irá acreditar que é verdade.

Uma dica...preste atenção nas palavras de Valek.

Uii...corre lá pra ler!!


Livro: Estudos Sobre Veneno. Maria V. Snyder. Editora Harlequin, 2011




13 fevereiro, 2016

Melhores Trechos - Harry Potter e a Pedra Filosofal

Hoje eu fui...




a Londres e depois peguei o Expresso direto para Hogwarts. Às vezes é bom visitar a antiga escola, sabe?! Estava com saudade daqueles vales e principalmente daquele castelo! Sempre podemos aprender coisas boas, quando soubemos escutar...




 "Nos ensine algo por favor,

Quer sejamos velhos e calvos,

Quer moços de pernas raladas,

Temos as cabeças precisadas

De idéias interessantes

Pois estão ocas e cheias de ar"

 Hino de Hogwarts - Pág. 96

 
“Precisadas”, de fato!! Conhecimento nunca é demais, não interessa a idade. Dizem que cabeça quente não é boa conselheira, e é verdade, mas acho que cabeça cheia de ar também não é.




 "Há coisas que não se pode fazer junto sem acabar gostando um do outro."


Harry Potter e a Pedra Filosofal. Pág. 132

Quantos se tornaram seus amigos depois de um acontecimento bom ou ruim na sua vida?  Tem aquela amizade que surgiu quando vocês riram juntos de uma piada ou aquela pessoa que você nem gostava tanto, mas de repente era do seu time de vôlei, futebol, basquete e que quando notou já se viu defendendo por terem cometido uma injustiça com ela...horas depois vocês estão comentando – a vitória ou a derrota – e rindo da situação (tem uma amizade surgindo ali). Outras, basta só olhar e...já foi!!!




"Não faz bem viver sonhando e se esquecer de viver, lembre-se."

Harry Potter e a Pedra Filosofal. Pág. 156

 O que comentar desse conselho? Nada...só em lê-lo, já muda alguma coisa.



 "tornou-se claro para mim que o lugar onde deveria estar 
era aquele de onde acabara de sair."

Harry Potter e a Pedra Filosofal. Pág. 214


 
Quantas e quantas voltas nós damos e acabamos no mesmo lugar? Às vezes é até bom, pois ganhamos experiência e isso não é pouca coisa!
Minha opinião como leitora: Rowling é uma escritora extraordinária! Esse livro é leve e ao mesmo tempo cheio de lições. Ensina valores fortes como coragem, amizade e confiança. 
Basta prestar bastante atenção no que as personagens têm a dizer...talvez encontre as respostas para algo que você estava esperando há muito tempo.


Livro: Harry Potter e a Pedra Filosofal. J. K. Rowling. Editora Rocco. 2000

11 fevereiro, 2016

A importância da leitura na vida do Professor Pierluigi, Ariano Suassuna, Sophie Kinsella e J. K. Rowling


Ilustação - Cornelia Funke



         Ler um livro, para alguns, é extremamente cansativo e chato. Já para outros, é como pura endorfina, trazendo felicidade e inspiração. Eu me enquadro no segundo grupo e desejo que ele se torne cada vez mais numeroso, afinal de contas, a cultura no Brasil de +livros e +bibliotecas não é muito difundida como nos outros países. 
         Somos poucos, é verdade, mas estamos crescendo, principalmente com a constante divulgação da importância da leitura para o sucesso pessoal e profissional, através de grandes nomes do meio literário, do presente ou do passado.

         O professor Pierluigi foi um deles e em uma de suas palestras no IASP - Instituto Adventista de São Paulo – em 2013, ele afirmou que é necessário encontrar o seu tipo de livro. Diz ele: Ninguém sobe a escada da inteligência, se não for um leitor. Ninguém é um leitor, se não for alguém que ler muito. Ninguém ler muito, se não for alguém que ler por prazer.
         Segundo ele, é importante descobrir o prazer de ler e isso acontece quando a pessoa ler de tal maneira, que acaba entrando no livro. É conhecido que grandes médicos, físicos e empreendedores são hoje o que são porque foram inspirados pelos livros que leram. Foram escritos milhões de livros no mundo, um foi feito para você!


         Outra personalidade fundamental foi Ariano Suassuna, que afirmou em uma entrevista a revista Nova Escola que não tinha o hábito da leitura e sim a paixão pela leitura. Ela sempre foi uma “fonte de encantamento” para ele.
         Quando criança, ele lia com prazer e alegria os livros da biblioteca, montada pelo pai, em casa. Quase sempre, Ariano demonstrava o seu desejo de espalhar a cultura popular brasileira e era notável a importância da leitura na busca por esse objetivo.


         Em uma matéria da BBC News, em 4 de outubro de 2014, a escritora Sophie Kinsella falou de 10 dicas muito interessantes para quem deseja se tornar um autor de best-seller.
         Na segunda dica especificamente, encontramos a seguinte frase: Ler é vital se você quiser ser um escritor, é essencial. Eu tenho sido uma devoradora de livros desde pequena. Eu era do tipo que preferia ler uma caixa de cereal várias e várias vezes do que ter uma conversa no café da manhã.
         Agora preste bastante atenção...ela não falou que ler é bom ou até importante para se tornar um autor de sucesso. Ela disse que ler é vital! Você acha que ela se tornou uma autora renomada devorando livros que não gostava? Ou que pareciam chatos, mas ela tinha que ler porque precisava? É claro que não!! Os livros que ela leu, pode não ser interessante para você e nem para mim, mas são para ela!
         O que eu explico aqui é: Ache os seus livros! Entre numa livraria, biblioteca, sebo, casa de vó e comece a ler qualquer um que achar. Se não gostar nas primeiras páginas, pare e comece outro no mesmo instante. Continue procurando...e acabará encontrando.
         Ela é autora de dois livros que eu li: Os Delírios de Consumo de Becky Bloom e também de Fiquei com o seu número.A entrevista está em inglês, mas acho que vale super a pena conferir, principalmente para quem pensa em escrever um livro, afinal, quanto mais dicas melhor, né?!



         Agora por último e não menos importante, falo sobre o livro J. K. Rowling: A Biography, por Connie Ann Kirk, onde fica clara a importância que a leitura teve para Rowling desde que ela era uma criança.
         Nos anos 60 e inícios dos 70, não tinha videogame ou computadores e a família dela não era de assistir muita televisão. Dessa forma, a imaginação de J. K. Rowling era livre para se desenvolver tomando a forma que quisesse. Ela afirma ainda que o livro The Little White Horse, lido quando criança, teve influência na escrita do primeiro livro da saga Harry Potter.
         Essa referência também é encontrada na biografia de Rowling, escrita por Sean Smith.
         O ponto chave dessas duas biografias é justamente o fato dela ter crescido rodeada por livros, pois seus pais amavam ler. Ela era uma ávida leitora e desde muito nova já sabia que queria ser escritora. “Eu vivia para livros”. Disse Rowling.

         E mais uma vez...ninguém vive por livros que não gosta. Está vendo a diferença agora?! Quando eu estava no colégio e a professora passava aqueles livros paradidáticos terríveis, eu lia correndo sem nem prestar atenção direito nas palavras, só para que acabasse mais rápido. Era obrigatória a leitura, pois iria cair na prova. Obrigatória a leitura de um livro chato??? Veja bem o que as crianças passam. O livro que me salvou da névoa de que ler era ruim, foi Fernando e Isaura - Ariano Suassuna. Ele foi ótimo para mim e com ele descobri o prazer de ler.


         Quero muito que encontre o seu tipo de livro e descubra que pode fazer grandes coisas na vida, porque foi inspirado pelos livros escolhidos a dedo para se tornarem parte de você.