15 abril, 2016

Resenha - O Hobbit

Hoje eu fui...



Toca de Bilbo - Matamata-NZ (2015)



à toca de um Hobbit que adora aventuras! A casa estava muito bem arrumada e a comida foi uma surpresa, pois ele tinha tudo o que eu queria e mais um pouco. Ele foi muito educado e ainda me ensinou a fazer anéis de fumaça!!

Neste livro, pude ver o mundo criado por J. R. R. Tolkien. Nas suas páginas, podemos sentir toda a magia que ele depositou, palavra após palavra...nos levando a acreditar e a torcer por Bilbo na sua inesperada aventura.

Você também irá descobrir o dom da lealdade dos anões com os seus. É um sentimento tão nobre e Balin, ainda nos faz senti-lo mais profundamente. Quando menos esperar, estará torcendo para que eles consigam recuperar o que tanto desejam.

E os elfos? Ah...os elfos. Magníficos, mas muito desconfiados. E siga meu conselho, o que você faria se estivesse no lugar deles??

Aqui vão alguns trechos que achei interessante...



 "Tinha acabado de tomar o desjejum, mas achou que um pedaço de bolo ou dois, e um gole de alguma coisa, lhe fariam bem depois do susto."

 O Hobbit - Pág 6


Sou um Hobbit!! Pelo menos tenho um lado assim...me identifiquei tanto, principalmente na parte do 1 pedaço de bolo ou DOIS :)
Depois do aperto/susto/chateação nada melhor do que comer alguma coisa. De preferência aquilo que mais gostamos.



"e o que vocês fariam, se um anão aparecesse sem ser convidado em sua casa, e pendurasse suas coisas no seu corredor sem uma palavra de explicação?"

O Hobbit - Pág7


Um anão na minha casa??? Convidaria pro chá, principalmente se fosse Balin, que com sua sabedoria poderia contar inúmeras histórias das aventuras vividas pelo seu povo.




 "Nada como procurar quando se quer achar alguma coisa (...) Quando se procura geralmente se encontra alguma coisa, sem dúvida, mas nem sempre o que estávamos procurando."

O Hobbit - Pág 58


Acho que esse trecho pode ser aplicado a qualquer situação. Eu tenho a sensação de que ele segue a linha de interpretação de "Cuidado com o que deseja", afinal podemos sim conseguir o que desejamos, mas também o que não queremos.



"Todo dragão tem seu ponto fraco."

O Hobbit - Pág 215


Literalmente ou metaforicamente!! Podemos encontrá-los no trabalho, no colégio, na universidade, dentro de casa ou até mesmo dentro da nossa mente...aí ele é aquela dor de cabeça chata, a preocupação sem fim. E o remédio? Uma boa dose de gargalhada. Vai gritar enquanto desce na montanha russa pra ver....vai sair de alma limpa e a garganta também :)



 "Mas os números da sorte nem sempre são os sorteados"

O Hobbit - Pág 217


Você já notou que, às vezes, mesmo quando tudo parece estar a favor e não tem como dar errado, no final...dá muito errado?! Fazemos tudo certo, preparamos tudo no mínimo detalhe, mas de alguma maneira, não era para acontecer...



 "Sua própria sabedoria deve decidir seu destino"

O Hobbit - Pág 251



Nós fazemos o nosso próprio destino com as nossas escolhas. Quanto mais lemos, mais sabedoria adquirimos e com mais sabedoria, podemos fazer melhores escolhas...Bilbo jamais imaginou que viveria aquele tipo de aventura, mas resolveu ouvir uma voz Tûk baixinha dentro de si e surpreendeu a todos com o seu talento. Todos, menos Gandalf é claro. Aliás, quem é que consegue??




Livro: O Hobbit. Autor: J. R. R. Tolkien. Editora: WMF Matins Fontes. 2012.





Nenhum comentário:

Postar um comentário